Culinária & Genealogia

O título do nosso post de hoje pode parecer inusitado, mas a relação entre a #culinária e a #genealogia é muito mais forte do que a maioria de nós imagina. Ousamos afirmar que todo #brasileiro é apaixonado por, pelo menos, uma #comidatípica da sua região. O que acontece é que, muitas vezes, comer esses pratos regionais virou algo tão corriqueiro que perdemos a oportunidade de entender como nossas #raízes #brasileiras estão conectadas às nossas refeições favoritas. Nesse post, queremos despertar a sua atenção para sua próxima refeição. Quem sabe você possa até usar nossas ideias para começar um papo diferente no almoço em família?



O Preparo. Independente da região do #Brasil de onde você seja, você já percebeu que aquele prato de família tem todo um ritual culinário pra ser feito? Se você for do sul, pode ser aquela receita de marreco que passa de #geração a geração. Se você for do norte, pode ser a maneira como você aprendeu que deve cozinhar a folha da mandioca para a #maniçoba. Seja como for, embora o prato seja localmente conhecido, cada família costuma ter seu modo de preparo. Esses ensinamentos, passados entre as gerações, são muitas vezes vistos como "manias de família", mas na verdade são #tradições familiares que devem ser preservadas e entendidas.


A Influência. Aquela torta de maça que a "Oma" faz tem influência #alemã ? E aquela receita de tabule que está na família desde a chegada dos seus #ancestrais #libaneses ao Brasil? Se pensarmos bem, vamos ver como alguns pratos que comemos no domingo tem gostinho de infância e nos fazem lembrar da história da nossa família. No caso da sua família, como você diria que a genealogia influenciou a maneira que vocês escolhem o prato e preparam a comida?


A História. Sabe aquele prato que fazem com tanta frequência na sua casa? Qual é a história por trás dele? Ele tem #origem #africana? #indígena? #portuguesa? Se você não sabe, aproveite para pesquisar. Se você já sabe como esse prato se originou, que tal incluir essa #história no próximo almoço de #família ?


No final das contas, nosso conselho é esse: não perca a oportunidade de conhecer mais sobre sua família e sobre o Brasil - nem mesmo na hora de comer! Faça perguntas - você ficará surpreso com quantos costumes você herdou dos seus ancestrais sem saber!

  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

© 2020 by Porto de Chegada Genealogia.

Rio de Janeiro, Brasil