De volta ao passado

Quando estamos procurando um antepassado, nossa tendência é focar a pesquisa apenas nele e em seus parentes imediatos. A verdade é que para uma pesquisa genealógica ser bem sucedida, precisamos fazer uma viagem ao passado. Quer saber como?


Primeiramente, use a imaginação. Imagine-se na vida dele. Às vezes vemos nossos ancestrais como seres muito distantes e desconhecidos, mas a verdade é que eram pessoas como nós. Quando você pára para analisar a época em que ele vivia, se colocando no lugar dele, você poderá entender o porquê de muitas das decisões que ele tomou. Por exemplo, talvez não seja apenas coincidência seus filhos terem casado com os filhos do vizinho. Será que isso foi um arranjo para protegerem suas terras?


Em segundo lugar, recorra aos livros de história. Muitas vezes pecamos por não analisarmos o contexto histórico da época. Como nos dias de hoje, a maioria das migrações eram influenciadas por fatores políticos e sociais que incentivavam (ou até mesmo forçavam) nossos antepassados a se deslocarem de um lugar para o outro. Procure descobrir os motivos que o levaram a vir ao Brasil e se ainda existem "parentes perdidos" no exterior que possam te ajudar nessa pesquisa.


A pesquisa ficará muito mais interessante e, possivelmente, mais produtiva se usarmos esses recursos menos convencionais. Além disso, veremos nossa história familiar com outros olhos, entendendo quais traços foram passados de geração a geração e o que podemos fazer para melhorar.


Um grande abraço e até a próxima,

Equipe Porto de Chegada


#genealogia #familia #passado #história

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

© 2020 by Porto de Chegada Genealogia.

Rio de Janeiro, Brasil