DNA & Genealogia

Não é surpresa para ninguém que, nas últimas décadas, a ciência aumentou consideravelmente seu conhecimento sobre como funciona o #DNA humano. Por meio desses estudos, conseguimos mapear genes que nos predispõem a doenças, criar vacinas mais eficazes e, em alguns casos, até mesmo escolher o sexo de nossos bebês. O que muita gente não sabe é que o estudo genético virou um grande aliado à pesquisa genealógica e que com um simples teste de DNA podemos descobrir informações familiares que antes não nos eram acessíveis.


Se você é uma pessoa apaixonada por história ou simplesmente tem uma curiosidade nata, vamos te dar alguns motivos pra você investir na pesquisa genética:


1 - Sua origem genética. Conforme mais pessoas fazem testes de DNA, as empresas mapeiam geneticamente grupos étnicos para entender melhor de onde você vem. Ou seja, em que lugar do mundo existe uma amostragem genética parecida com a sua e de onde provavelmente vieram seus ancestrais.




2 - Novos parentes. Fazendo um teste de DNA, você também descobre dezenas (ou centenas) de novos tios e primos. Isso mesmo, as empresas costumam fornecer uma lista de pessoas que também fizeram o teste e que compartilham uma parte do DNA com você. Esses novos parentes podem te ajudar a montar sua árvore genealógica e são especialmente importantes quando estamos procurando a #família biológica de alguém.


3 - Ajudar no avanço da ciência. Ok, você já sabe de onde sua família veio e não se importa muito em saber sua composição genética ou achar mais primos. Se esse for seu caso, esse último argumento pode te convencer a fazer um teste. Com o seu consentimento prévio, muitas dessas empresas utilizam seus bancos de dados para mapear doenças e até mesmo buscar a cura para enfermidades como o coronavírus (leia mais aqui). Então, fazendo o teste você ajuda no avanço científico e genealógico, além de fazer a alegria de muito parente perdido que tá te procurando faz tempo!


Alguns dos testes que recomendamos são Myheritage, FamilytreeDNA, 23 and Me e Ancestry. Fique atento às datas festivas, essas empresas costumam sempre ter promoções!


Agora nossa última dica do post: se for escolher alguém para testar, priorize seus parentes mais velhos! Depois? Conta suas descobertas pra gente!


#pesquisa #genetica #Brasil #tiposanguineo #research #familytree #ancestrais #procura #genealogiagenetica #genealogy #ciencia #ancestrais #minhasraizes #origens #arvoregenealogica #duplacidadania #italianos #origens #family #genealogia #conhecimentocientifico #historia # #ancestry #coronavirus #myroots #riograndedosul #ancestralidade


  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

© 2020 by Porto de Chegada Genealogia.

Rio de Janeiro, Brasil