O que é genealogia?

Desde que o mundo é mundo, o homem aprendeu que a vida fica mais fácil vivendo em conjunto. Construímos cidades, atravessamos fronteiras e evoluímos juntos, tendo, como nosso círculo social primário, a família. Atualmente, a família continua sendo, em sua maioria, o primeiro contato do humano com a sociedade. Seja por curiosidade ou identificação, muitos de nós queremos saber mais de nossas origens, indo além do sobrenome que nos foi dado no nascimento. É aí que entra a genealogia.



A genealogia detém-se no estudo das origens familiares, buscando estabelecer, por meio da pesquisa documental, elos que comprovem uma ligação sanguínea entre as pessoas. O ramo da genealogia busca os ancestrais diretos e indiretos de cada indivíduo visando estabelecer uma relação familiar entre uma pessoa e sua família.


A pesquisa genealógica costuma ser feita por um profissional que reúne todas as informações disponíveis de uma determinada família e busca documentos que comprovem as origens dessas pessoas. Esse estudo geralmente engloba uma análise do sobrenome do indivíduo, o local de nascimento e a história migratória de sua família.


Para encontrar antepassados, os genealogistas se valem de diferentes arquivos que ajudem a comprovar e a montar a árvore genealógica de cada pessoa. Esses arquivos podem incluir registros civis e paroquiais, censos governamentais, registros de posse de terra, listas de navios, artigos de jornais e até mesmo visitas ocasionais a cemitérios.


Atualmente, existe uma crescente procura pelo serviço genealógico para fins de aquisição de outra nacionalidade. No mundo globalizado em que vivemos, uma segunda (ou terceira) nacionalidade pode abrir muitas portas, em termos culturais, educacionais e de trabalho.


Seja qual for o motivo, não podemos deixar de incentivar a todos que invistam na genealogia de sua família. Você pode começar conversando com aquele parente mais velho que adora contar histórias. Você vai fazer descobertas incríveis, temos certeza!




#Genealogia #Família #Cidadania #Origens

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

© 2020 by Porto de Chegada Genealogia.

Rio de Janeiro, Brasil